GASTOS DOS BRASILEIROS EXTERIOR, 37ª MARCA INTERNACIONAL, DIFERENÇAS GRITANTES, VIAGENS DE NEGÓCIOS, BALEIAS NA PRAIA DO ROSA, BETO CARRETO EMPRESA CIDADÃ, EMBRATUR, DE JOÃO PESSOA À HOLANDA, BRASIL É PROMOVIDO EM CIDADES EUROPEIAS, CARTÃO AMIGO - 100% DE BONUS, BALNEÁRIO SABOROSO, ABAV-PR...

Jefferson Severino - 23/07/2017 SC 01571 JP

GASTOS DOS BRASILEIROS EXTERIOR JÁ CHEGAM A U$ 8,8 BILHÕES - CRESCIMENTO DE 34,8%
 
 
Com toda a insegurança, ingerência, instabilidade e tudo o que acontece e que nos enoja em nosso país, evidentemente que o brasileiro continua viajando muito, todavia para o exterior onde continua sendo muito mais barato e seguro. Só no primeiro semestre deste ano, de acordo com as informações divulgadas pelo Banco Central, na manhã desta sexta-feira (21), os brasileiros já desembolsaram em viagens ao exterior uma quantia que chega a US$ 8,8 bilhões. Este valor se traduz em um aumento sólido de 34,8% nas despesas dos brasileiros em outros países, isto se comparado ao 1° semestre de 2016, quando a quantia chegou aos US$ 6,53 bilhões. O BC também informou que enquanto isso os estrangeiros deixaram no país US$ 3,05 bilhões no Brasil, queda de 3,07% em relação ao mesmo período de 2016.
 
O BRASIL OCUPA SOMENTE A 37ª MARCA INTERNACIONAL DE TURISMO
 
 
A Bloom Consulting divulgou a edição de Turismo do último relatório do Country Brand Ranking. O Brasil está na posição 37 do ranking global. Evidentemente que os Estados Unidos ocupam a liderança mais uma vez. O destaque fica para a Ásia, com a Tailândia subindo quatro posições e ocupando a vice-liderança, e a China, subindo duas posições em relação ao ano passado. Com o mesmo crescimento dos chineses, a Austrália passou a ocupar a quinta colocação. O segundo lugar ficou com a Tailândia, 3º Espanha, 4º China, 5º Austrália, 6º França, 7º China, 8º Alemanha, 9º Reino Unido, 10º Itália. Na análise a consultoria Bloom Consulting estuda e trabalha em conjunto com o Fórum Econômico Mundial em medições do setor turístico. 
 
 
A metodologia utilizada para a análise deste relatório considerou quatro variáveis: desempenho econômico, demanda digital de compras (D2), qualificação de crédito (CBS rating) e desempenho on-line (redes sociais). 
 
DIFERENÇAS GRITANTES
 
 
Por aqui a coisa é tão absurda que chega a doer. Segundo o estudo “Competitividade do Brasil no Turismo Global”, com base base nos dados de mercado mais recentes gerados pela Euromonitor International – líder mundial em pesquisa de estratégia para mercados consumidores –, pelos EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) da Embratur e pelo Fórum Econômico Mundial, a Argentina, o México, o Peru e a República Dominicana são alguns dos principais concorrentes do Brasil atualmente. Segundo as estatísticas da Euromonitor, 6,8 milhões de turistas estrangeiros estiveram no País em 2016, e a expectativa do Brasil de de alcançar somente em 2020, 7,4 milhões de visitante. Já o México contou recebeu em 2016 34 milhões de turistas, prevendo, para 2020, receber 40,5 milhões de visitantes.
 
Buenos Aires
 
A Argentina teve, em 2016, 6,2 milhões de turistas, com previsão de aumentar esse número para 7,2 milhões em 2020. Já a República Dominicana, recebeu 5,1 milhões de turistas em 2016, com perspectiva de ampliar para 6,3 milhões. E o Peru, que em 2010 recebia 2,3 milhões de visitantes, alcançou 3,5 milhões de turistas em 2016 e tem previsão de chegar a 4,4 milhões em 2020, ou seja, quase o dobro de visitantes que havia em 2010. Olhem o tamanho desses países em relação ao nossa Brasil. A nossa falta de infraestrutura é gritante. 
 
 
VIAGENS DE NEGÓCIOS
 
 
Quando grandes empresas globais resolvem fazer congressos, viagens corporativas... que país elas costumam escolher? No mínimo um que tenha estabilidade além de muita segurança. Não é à toa que as despesas com viagens globais de negócios cresceram U$ 1,3 trilhão em 2016. Os dados são do Relatório Global Annual & Forecast, divulgado recentemente durante a GBTA Convention 2017 da GBTA Foundation, braço de educação e pesquisa da GBTA. A pesquisa informa ainda que os gastos com viagens de negócios devem acelerar em 2018 em cerca de 6,1% e em 2019 e 2020 em aproximadamente 7,0%. Os níveis previstos não são atingidos desde o ano de 2011. Todavia a incerteza é grande principalmente "naqueles países" onde os cenários políticos, insegurança generalizada e preocupações financeiras têm se acentuado. No ranking dos 15 países que mais gastaram com viagens de negócios, a China aparece em primeiro lugar  seguido pelos Estados Unidos; Alemanha; Japão; Reino Unido; França; Coréia do Sul; Índia; Itália; Canadá; Austrália; Holanda e Rússia. Já Brasil, por sua instabilidade em todos os sentidos, teve queda de -10,8% em relação ao ano anterior. Sabem quando nós iremos chegar lá com o nosso desgoverno e com os nossos "para"lamentares que governam unicamente em causa própria? Nunca !!!
 
 
BALEIAS NA PRAIA DO ROSA
 
Clique na imagem para ampliá-la
 
Enrique Litman, CEO do Vida Sol e Mar Eco Resort & Beach Village e também Presidente do Instituto Baleia Franca, informa que o quintal de sua casa, a Praia do Rosa, está muito bem frequentada. Segundo ele:"Em Santa Catarina as atrações não acontecem só no verão, no inverno, as baleias-francas migram para o nosso litoral para dar à luz e amamentar seus filhotes proporcionando um espetáculo inesquecível". A espécie costuma migrar para esta região entre junho e outubro quando vem da Antártica, se reproduzem e têm filhotes nas águas claras da costa sul do país. A melhor época mesmo é entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de outubro, quando um maior número costuma estar na região, permanecendo por vários dias nas enseadas. Infelizmente, por conta das "forças ocultas", absurdamente desde  2013, a observação de baleias em barcos está proibida. 
 
 
Mas isso não impede que seja possível admirar as gigantes do mar curtindo seus filhotes desde que se esteja no lugar certo e na hora certa. A Praia do Rosa tem 3 km de extensão, com formação de dunas próximas ao mar, de onde é ainda mais fácil observar as baleias.A praia faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA) da baleia-franca e seu costão é um dos lugares mais privilegiados do litoral de Santa Catarina para observar as baleias bem de perto. Considerada uma das baías mais lindas do mundo, a Praia do Rosa é conhecida mundialmente pela preservação ambiental da região e pela observação da baleia franca.
 
 
BETO CARRETO CONQUISTA PRÊMIO EMPRESA CIDADÃ
 
 
O Beto Carrero World recebeu um dos maiores reconhecimentos de responsabilidade social em Santa Catarina, o Prêmio Empresa Cidadã, concedido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas (ADVB/SC). A cerimônia de entrega foi realizada em Chapecó na noite desta quinta-feira, dia 20. O empreendimento foi um dos destaques na categoria Desenvolvimento Cultural com o case “Betinho Carrero Fazendo Arte”, curso de artesanato para crianças promovido pelo Instituto Beto Carrero.
 
 
O prêmio Empresa Cidadã destaca todo ano as melhores práticas de responsabilidade social e sustentabilidade promovidas por empresas e instituições catarinenses. Os alunos utilizam materiais recicláveis e aprendem sobre responsabilidade ambiental Dentre as ações do Instituto Beto Carrero, o Curso “Betinho Carrero fazendo arte” se destacou nos últimos anos como um projeto de contraturno escolar que envolve as crianças em um ambiente artístico e cultural, associado à reutilização e reciclagem daquilo que costumeiramente chamamos de lixo ou sucata.
 
 
Com o objetivo de proteger as crianças da comunidade que o acolheu, João Batista Sérgio Murad, o eterno Beto Carrero, fundou em 2003 um espaço de aprendizagem e cuidado no município de Penha. O Instituto Beto Carrero é uma entidade sem fins lucrativos com ações beneficentes e de assistência social, tendo como mantenedor o Beto Carrero World. Entre as atividades promovidas no local estão a creche, o ambulatório e projetos de contraturno escolar para crianças e adolescentes. Para saber mais acesse o site www.institutobetocarrero.org.br.
 
 
EMBRATUR TEM NOVO DIRETOR DE MARKETING E RP
 
Tufi Michreff, Walter Vasconcelos, Marcelo Costa (chefe de Gabinete) e Gilson Lira (diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística
 
Walter Vasconcelos é o novo diretor de Marketing e Relações Públicas (Dmark) da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Natural de Belo Horizonte, o profissional tem vasta experiência no mercado nacional e internacional de Comunicação e Marketing e de Administração empresarial. Já atuou na autarquia anteriormente, como diretor de Marketing, de 2008 a 2014. Walter também foi diretor de programas na Comunicação do Ministério da Saúde; de Negócios Corporativos do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo; do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro e em São Paulo. 
 
 
Coordenou a Gerência Executiva de Promoção e Propaganda do Banco do Brasil, a Secretaria Executiva para Assuntos Parlamentares do banco e dirigiu a Subsidiária BB Turismo nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. É graduado como Tecnólogo em Administração Executiva de Escritório Jurídico e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Anhembi Morumbi (SP). Possui especialização em Marketing Industrial pela FGV-Rio, Altos Executivos pela USP e Governança Corporativa pela Fundação Dom Cabral-BH.
 
 
DE JOÃO PESSOA À HOLANDA
 
Fernando Milanez, sec. Turismo João Pessoa, Bruno Mesquita, Presidente da ABAV-PB e Saulo Barreto, Coordenador de  Turismo João Pessoa
 
A Secretaria de Turismo de João Pessoa com o apoio da Associação Brasileira de Agentes de Viagens seccional Paraíba (Abav/PB), apresentou para os agentes de viagens e para o trade, o plano “Amsterdam Link”, que liga o Brasil a Holanda por meio de voo Charter com desembarque direto no aeroporto Castro Pinto. Com 160 assentos semanais e 640 mensais o voo tem uma expectativa de comercialização de 62% com a venda internacional e de 32% com a venda nacional. Com este voo, João Pessoa, se torna visível para o mercado internacional e entra para a rota dos turistas europeus. O voo acontecerá todos os sábados, em aeronave 737-800, com parada em Cabo Verde, para abastecimento. Segundo estimativa realizada pela Setur JP, a ação injetará no mercado local mensalmente cerca de R$ 1.626.240,00.
 
Com esse frio, nada melhor do que estar no melhor hotel e com muita água termal. Isso sem falar na super gastronomia
 
BRASIL É PROMOVIDO EM CIDADES EUROPEIAS
 
100% Lazer - João Pessoa - PB 
 
O segmento Ecoturismo e Turismo de Aventura do Brasil foi apresentado para 500 agentes de viagem alemães em roadshow promovido pelo Grupo Lufthansa em cinco cidades da Alemanha. Além da capital Berlim, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), por meio do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT), mostrou atrativos e destinos turísticos brasileiros em Munique, Frankfurt, Dusseldorf e Hamburg. A ação terminou no último dia 21 de julho. O Instituto apresentou destinos para o trade turístico alemão, que tem suas operações de transportes de clientes concentradas no Grupo Lufthansa. Os participantes receberam informações detalhadas do segmento que, segundo o Boletim de Inteligência Competitiva, apresentado pela CGIN, é um dos principais interesses pelo Brasil no mercado alemão. O Brazilian Road Show foi promovido pela VBRATA (Visit Brazil Travel Association), a Associação Europeia do Trade Turístico e Cultural Especialistas em Brasil.
 
 
CARTÃO AMIGO - 100% DE BONUS
 
 
O programa  Amigo anunciou a terceira promoção da campanha “Mês do Amigo”. Nesta nova ação, os clientes que transferirem os pontos acumulados em todos os cartões de créditos parceiros do programa de relacionamento da Avianca Brasil serão contemplados com o dobro de pontos. Para participar, basta transferir os pontos acumulados no cartão de crédito para o Amigo até o dia 23 de julho. Eles serão creditados em até 15 dias úteis após o recebimento das informações pelo parceiro. O limite da bonificação será de no máximo 500.000 pontos por cliente cadastrado no programa. 
 
 
A Avianca Brasil atende 23 destinos domésticos e dois no exterior com 240 decolagens diárias, utilizando 49 aviões da Airbus – a frota mais jovem das Américas. Reconhecida pela alta qualidade do seu produto, a companhia oferece diferenciais aos clientes, como entretenimento individual, refeição de bordo gratuita e maior espaço entre poltronas (é a única no país a estampar a categoria “A” do Selo Dimensional ANAC em todas as fileiras de assentos de todas as suas aeronaves). Sempre inovadora, foi a primeira empresa aérea da América do Sul a ter internet a bordo de aviões e uma das pioneiras na operação latino-americana do moderno A320neo.
 
 
BALNEÁRIO SABOROSO
 
 
Jimmy McManis, mais conhecido como Jimmy Ogro, desembarca em Balneário Camboriú no próximo dia 26, encerrando a programação paralela da 8ª edição do festival gastronômico Balneário Saboroso. “Cozinha para todos – Um encontro com o Chef Jimmy Ogro” será a temática do evento, que inicia às 19h30min, no Hotel Sibara Flat & Convenções. Irreverente, o cozinheiro que tem mais de 2m de altura nasceu no Texas, Estados Unidos, sendo filho de mãe brasileira, com quem aprendeu a cozinhar ainda criança. Ele se mudou oficialmente para o Brasil somente em 2008, tendo ainda a gastronomia apenas como um hobby. Em Balneário, Jimmy pretende ensinar ao público um jantar completo, mas o menu ainda é um segredo.
 
 
Em 2010, junto de dois amigos (um publicitário e um advogado), Jimmy lançou o site Ogrostronomia, onde publicam vídeos de receitas fáceis e com o que se tem em casa. O portal fez tanto sucesso, que em 2012 o chef foi chamado para participar da competição ‘Jogo de Panelas’, do programa Mais Você, comandado por Ana Maria Braga. Jimmy ficou em último lugar, mas sua irreverência chamou a atenção da apresentadora e sua equipe e ele foi chamado para ter um quadro só seu, onde cozinha em lugares inusitados. Hoje, o cozinheiro também possui um foodtruck de hambúrgueres, o Burgertopia. Os convites para o evento de encerramento com o Chef Jimmy Ogro estão disponíveis na sede do Convention Bureau, mediante a entrega dos 2kg de alimentos não perecíveis. A entidade fica localizada na Avenida Brasil, 3.160 – Sala 13.
 
Acqualina Bistrô reúne alguns dos pratos mais deliciosos do Resort, é indispensável em toda visita! #infinityblue #resort #balneariocamboriu#resortbc
 
O 8º Festival Gastronômico conta com o patrocínio da Eisenbahn e da Decanter Balneário Camboriú. Além do apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Sebrae, Infinity Blue Resort & Spa.
 
O Bolo da Madre - Nova sensação de Campinas/Kobrasol em São José-SC
 
ABAV-PR CONFIRMA DATA 24° SALÃO PARANAENSE DE TURISMO
 
Foto: Kelly Knevels
 
A Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) marcou o 24° Salão Paranaense de Turismo para os dias 15, 16 e 17 de março em 2018. A data foi escolhida de forma a adequar interesses dos expositores e agentes de viagem, sendo um dos primeiros eventos do calendário do trade turístico.  Para o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe: “Nesta data conseguimos antecipar as novidades e dar fôlego para os agentes de Viagens começarem o ano com diferenciais de capacitação e novos produtos para temporada”, diz. Definida a data, a ABAV-PR já tem também estratégia de vendas e abriu as primeiras reservas de espaços. “Ainda que a planta do evento esteja em seus ajustes finais, já estamos reservando estandes para nossos expositores fiéis”, comenta Kempe. A ABAV-PR começa a comercialização do evento com amplo intervalo parcelamento e descontos que chegam a 20% e seguem escalonados conforme o ano vai avançando. Os valores e planta serão divulgados em breve.
 
 
TERCEIRIZAÇÃO DA HOTELARIA
 
 
As mudanças ocasionadas pela Reforma Trabalhista estão sendo muito comentadas em todos os setores da economia brasileira. Não seria diferente na hotelaria, na qual o principal tema discutido é a possibilidade de terceirização de atividades principais das empresas, aprovada em março deste ano pelo congresso. As mudanças não alteram apenas a administração dos hotéis, mas também suas rotinas e vínculos. O evento acontece de 09 a 11 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis, e este é um assunto que não poderia faltar nesta edição do Encatho. Com tantas mudanças acontecendo todos os dias, conhecer e entender os pontos positivos e negativos para a operação hoteleira é fundamental, tendo em vista que este assunto pode alterar muito a forma de trabalho do setor. No painel “Terceirização na Operação Hoteleira”, que ocorre no dia 10, das 14h às 15h30, o vice-presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/SC, Alberto Gonçalves de Souza Jr,  abordará o tema “O Impacto da Reforma Trabalhista na Hotelaria”. 
 
 
Vale informar também que na 30ª edição do Encatho & Exprotel haverá um espaço será destinado ao Programa Cadastur, no qual pessoas físicas e jurídicas poderão participar do atendimento, conhecer melhor esta oportunidade e se registrar no programa executado pelo Ministério do Turismo em parceria com órgãos oficiais do setor. O Cadastur é um sistema de cadastro de pessoas ou empresas que atuam no setor turístico, como meios de hospedagem, agências e guias de turismo, organizadoras de eventos, entre outros. Ele assegura diversas vantagens e novas oportunidades de negócios aos participantes, além de inseri-los em uma respeitável fonte de consulta para turistas.
 
 
ENOTURISMO
 
 
A melhor combinação para esquentar dias gelados é um bom vinho. A Vinhos Larentis, do Vale dos Vinhedos, não tem um, mas sim dois excelentes pretextos para deixar este inverno muito mais quente e aconchegante. A vinícola familiar acaba de lançar novos lotes do Cepas Selecionadas Teroldego e o Reserva Especial Tannat, elaborados apenas em safras propícias para vinhos longevos. Ambos da Safra 2014, os exemplares chegam em partilhas limitadas com 3 mil e 4 mil garrafas, respectivamente. A família Larentis, emigrada dos Alpes (Itália) em 1876, chegou ao Brasil e estabeleceu-se na Linha Leopoldina, atual Vale dos Vinhedos, onde três gerações consolidaram a vocação pela vitivinicultura sempre presente na família. 
 
 
No ano de 2001 a produção artesanal foi convertida em uma moderna vinícola, um sonho que sempre acompanhou a família. Com uma estrutura de tanques de aço inox, barris de carvalho e equipamentos de última geração, a Vinhos Larentis elabora vinhos finos com produção limitada. Com vinhedos próprios cultivados em sistema espaldeira, a empresa se dedica ao manejo adequado, a elaboração de cada produto e ao atendimento diferenciado, cuidados que passam integralmente pelas mãos da família. Estar no Vale dos Vinhedos é mais um diferencial da Larentis, que aposta no enoturismo para conquistar mais apreciadores da bebida com atrativos como o Piquenique nos Vinhedos, Um dia de poda, Colheita Noturna e a degustação de vinhos de guarda em barricas.
 
Hotel Cercano - O melhor endereço na Serra Gaúcha
 
 
 
 




« Leia outros artigos